Perguntas Frequentes

1. O que é reciclar?

Normalmente reciclar é transformar matérias usadas e que já não se aproveitam em matérias que possam ser novamente ser utilizadas para o mesmo fim (como acontece como o papel e o vidro). No caso dos óleos ou gorduras alimentares isso não acontece pois as matérias usadas são utilizadas para fins diferentes, como o sabão, detergentes, etc.

2. Todas as gorduras podem ser recicladas?

Sim, todas as gorduras alimentares podem ser recicladas. São consideradas gorduras alimentares: o azeite, o óleo, a manteiga, a margarina…

3. Quantas vezes pode ser utilizado o óleo até ter de se deitar fora?

O óleo deve ser usado no máximo duas vezes pois ao ser aquecido muitas vezes, sofre sucessivas variações de temperatura, alterando a sua composição química inicial. Todas estas alterações no óleo trazem malefícios para a saúde.

4. O azeite também pode ser reciclado?

Sim, pode ser reciclado mas normalmente não se gasta em tanta quantidade de cada vez como acontece com o óleo normal, sendo por isso menos frequente juntar uma quantidade suficiente para reaproveitar.

5. Qual a origem do óleo?

O óleo é extraído das sementes do girassol, da soja, do milho, do amendoim, da palma, etc.

6. Porque é que o óleo deve ser reciclado?

Ao ser despejado diretamente nas tubagens o óleo pode criar o seu entupimento, para além de causar posteriormente problemas graves no tratamento das águas das ETARS.

7. Qual o processo de reciclagem do óleo usado?

O óleo usado é tratado de forma a retirar as impurezas e a humidade, e controlar alguns parâmetros químicos de modo a obter as condições necessárias para a sua reciclagem. Todo este tratamento é realizado com a ajuda de equipamentos mecânicos.

8. Em que recipientes se deve depositar o óleo usado para depois ser reciclado?

Deve ser depositado em recipientes fornecidos pela nossa empresa (oleão) ou então em garrafas ou garrafões de plástico com tampas de rosca bem fechados.

9. O óleo para reciclar pode ir com restos de comida?

O óleo deve ir para reciclar o mais limpo possível para facilitar o tratamento de limpeza.

10. Qual o destino final do óleo usado?

Depois de reciclado o óleo é utilizado em indústrias químicas ( para fabricar sabão, detergentes, lubrificantes, tintas, graxas), e biocombustíveis (biodiesel).

Apoio

maiscentro qren ueuropeia  

Certificações

certificado